Primeiros passos

O que é uma análise estratégica?

Uma análise aprofundada de seus dados transacionais, que lhe fornecerá informações cruciais sobre o comportamento e as características de seus clientes.

Toda empresa tem uma base de clientes heterogênea, composta por clientes que compraram uma vez, aqueles que compraram duas vezes, aqueles que são amantes da marca, aqueles que pararam de comprar e aqueles que são a principal fonte de receita da sua marca.

Não se pode tratar toda a base da mesma forma. Identificar como ela é composta e qual a importância de cada grupo de clientes é importante para o desenvolvimento de estratégias de curto, médio e longo prazo.

A análise estratégica do Data4Sales é um documento em que fornecemos a você um estudo aprofundado dos dados transacionais de sua empresa. É aí que residem as informações mais importantes de sua empresa.

Essa análise não requer uma equipe de BI, mas é destinada às equipes de comércio eletrônico e marketing.

Ao acessar esses dados, você poderá entender, entre outros:

  • De qual grupo de clientes vem sua maior receita?
  • Qual é o tíquete médio de cada grupo?
  • Quantos clientes você tem em cada estágio do ciclo de vida (clientes potenciais, inativos, uma compra, duas compras, frequentes, reativados)?
  • O que acontece com os clientes ativos
  • O que acontece em cada segmento (Campeões, Em Risco, Não Podem Perder, Leais, Prospectivos, Ocasionais e Apenas de Passagem)

Além disso, forneceremos os insights mais importantes a serem levados em conta para atingir seus objetivos comerciais.

O grande objetivo é construir uma base sólida de clientes que permita o crescimento sustentável de seus negócios.

Modo história:

Tomás adora a Sweety, uma marca de chocolates e doces que ele vende on-line. Para ele, ter algo doce em sua gaveta é quase uma necessidade.

Seu irmão, Sergio, compra duas ou três vezes por ano da marca, apenas para presentear Tomás em ocasiões especiais, pois sabe muito bem de sua obsessão.

Para Sweety, é importante saber a diferença entre esses dois tipos de clientes. Clientes como Tomás precisam ser identificados, entender como eles compram e tratá-los como clientes valiosos.

Para clientes como Sergio, não precisamos investir tanto dinheiro, mas podemos pensar em estratégias para motivá-los a comprar em ocasiões especiais.

Tudo isso pode ser encontrado por meio da compreensão profunda do que está acontecendo com nossa base de clientes. Quantos clientes como o Tomás temos? Quantos como o Sérgio? Como podemos conseguir mais clientes como o Tomás?