O que é LTV? ⭐
Uma métrica que indica o valor que um cliente terá para uma empresa nos próximos 12 meses, com base em seu relacionamento histórico com a marca e em comparação com o comportamento de outros compradores.
Compreensão e previsão de seus clientes
Para qualquer empresa, é importante identificar quem são os clientes que geram mais receita, entender por que eles continuam comprando e qual é o comportamento deles quando se trata de fazer transações com a marca.
Dessa forma, podemos nos comunicar com eles para oferecer-lhes benefícios de fidelidade, continuar trabalhando em sua retenção e criar estratégias para adquirir clientes com características semelhantes.
Essa métrica fornece informações sobre a saúde da empresa e o comportamento do cliente, pois indica o valor de um cliente para uma empresa, com base em seu relacionamento histórico com a marca. Podemos pensar nisso como a quantidade de dinheiro que um cliente trará ao longo de seu relacionamento futuro com uma marca.
Para calcular esses dados, você precisa do histórico de transações de seus clientes, incluindo o ID exclusivo do cliente, a data e o valor de cada transação.
Usando estes dados, será possível prever, com um nível aceitável de precisão (especialmente para compradores freqüentes), as seguintes informações:
- Probabilidade de que o cliente faça uma nova transação dentro do período definido.
- Número de novas transações dentro deste período
- Valor atual dessas transações.
O valor a longo prazo de uma empresa está fortemente relacionado ao CLV de sua base de clientes (atual e futuro).
No Data4Sales, prevemos o valor futuro do cliente com mais de 90% de precisão.
Ao prever o CLV individual de seus clientes, as empresas podem:
- Segmentar seus clientes com base no valor que eles irão gerar no futuro.
- Prever este valor para um determinado período, incluindo novos clientes a serem adquiridos no futuro.
- Definir o perfil de cliente ideal e priorizar a aquisição de novos clientes com este perfil.
- Definir valores máximos para os custos de aquisição e retenção de clientes de acordo com o perfil/segmento do cliente.
- Priorizar os produtos que geram o maior CLV.
- Identificar e priorizar a solução dos problemas de experiência do cliente que mais afetam a CLV.
Um modelo de segmentação baseado em CLV ajuda a empresa a saber em quais clientes faz sentido concentrar esforços e recursos com base no valor que eles têm (ou podem ter) para seus negócios.
Com este modelo de segmentação, os marqueteiros serão capazes de se comunicar com os clientes de forma eficaz, com base nos resultados futuros esperados. A aplicabilidade do CLV vai além do marketing e do atendimento ao cliente.
Modo história
Paula é fã dos chocolates Arcor.
Toda semana, ela abastece a geladeira com doces para ter sempre um à mão.
Ele faz pedidos pelo site da Arcor todos os domingos e os recebe em casa no dia seguinte.
Paula, considerando seu número de pedidos, o valor que gasta e o relacionamento que mantém com a marca há um ano, tem um CLV alto.