O contexto
Enquanto Florencia Jinchuk (CEO e fundadora da The Chemist Look) estudava ciências cosméticas, começou a perceber uma grande lacuna entre os avanços da ciência e as fórmulas dos produtos cosméticos disponíveis no mercado. Percebeu que a maioria das marcas do universo de cuidados com a pele tinha alegações exageradas e irreais que não faziam jus às possibilidades de desenvolvimento do setor.
Desse sentimento, nasceu a necessidade de criar algo diferente: combinar conhecimento científico com comunicação transparente, permitindo que entendêssemos o que a ciência pode fazer pela nossa pele.
O The Chemist Look começou como um blog, no qual Florencia escrevia sobre o mercado de cosméticos, comparando os ingredientes de diferentes fórmulas e os requisitos que o setor tinha para a qualidade de seus produtos. À medida que seus artigos ganhavam reconhecimento, crescia uma comunidade de pessoas que também não se sentiam representadas no visual do mercado atual.
Como resultado dessa necessidade latente, em 2015 os primeiros produtos do The Chemist Look foram lançados no Uruguai, depois em 2018 chegaram à Argentina e em 2020 ao Chile. Há alguns meses, a marca também desembarcou no Brasil.
"A ciência é nossa bússola e a curiosidade está em nossos genes, criamos os produtos que sempre quisemos usar".
O desafio
Os consumidores têm preferências, exigências e necessidades quando se trata de comprar produtos. Alguns exigem um grau maior de envolvimento e outros, um grau menor.
Quando se trata de saúde e beleza, temos de ser cuidadosos. Como clientes, gostamos de saber sobre os produtos que vamos usar em nosso rosto. As maiores marcas do mercado falam sobre seus ingredientes, são abertas e enfatizam o conhecimento e a qualidade de seus produtos.
É importante saber de que lado os clientes estão em relação ao mercado em que atuamos como marca. Seu comportamento de compra, padrões e interesses. Conhecendo os diferentes grupos de compradores, saberemos como alcançá-los e o que oferecer a eles.
No universo dos cuidados com a pele, as pessoas tendem a se informar e a avaliar diferentes alternativas. Esse tipo de produto geralmente exige pesquisa prévia por parte do comprador. Uma das principais propostas de valor da The Chemist Look é o fato de usar ingredientes de vanguarda e apostar na transparência radical em seus diálogos e fórmulas.
Mas tudo isso são suposições até que paremos para conhecer os clientes reais de uma empresa.
Lihue Fernández é chefe de marketing por e-mail da The Chemist Look. Essa função a colocou frente a frente com pelo menos três perguntas principais sobre seus compradores.
Para alcançar esse tipo de estratégia, eles tiveram que começar por:
E agora o Data4Sales entra no tribunal do The Chemist Look. 😎
A solução
A The Chemist Look usa o Shopify como sua plataforma de comércio eletrônico. As lojas on-line geram mares de dados que precisam ser organizados.
Ao conectar a loja da The Chemist Look ao Data4Sales, a ação real começou. A partir desse momento, a marca percebeu uma melhor visibilidade de vários KPIs, como vendas mensais, número de clientes ativos (novos vs. recorrentes) e número de pedidos.
Essa visualização mais precisa permitiu que eles criassem novas estratégias de acordo com o país e as metas de KPI.
Uma vez conectados à ferramenta, com a Lihue, estabelecemos a meta de criar públicos para agrupar clientes com base em diferentes padrões de compra. Diferentemente do Shopify, em nossa ferramenta, conseguimos agrupar os clientes com base em: Ticket médio, frequência média, tempo de recência e tamanho médio do carrinho.
O objetivo desse agrupamento era delinear uma estratégia diferenciada para cada segmento de acordo com os objetivos de cada um e poder medir sua evolução.
A equipe decidiu se comunicar com os clientes por meio de e-mail marketing. Sabemos que esse é um dos pontos fortes no mundo digital. A The Chemist Look usa a Klaviyo como sua principal plataforma, pois ela permite automatizar as entregas por diferentes meios.
Seguindo o objetivo principal da marca de criar comunicações personalizadas para os clientes, foram criados públicos personalizados para o EMM. A ideia era aproximar cada pessoa das informações de seu interesse e gerar conversões a partir do conhecimento profundo da base de clientes.
Os resultados
Nos últimos meses, o status de compra frequente e segunda compra do Ciclo de Vida do Cliente mostra um crescimento no número de compradores. Além disso, o segmento em ascensão está registrando um aumento constante.