Alejo Garcia
Estrategista de SEO
Nomify
Marketing
ícone do relógio
5 minutos

Um guia de SEO para iniciantes

Bem-vindo ao seu guia de SEO! Ele ajudará seu comércio eletrônico a impulsionar seu canal de marketing digital e suas vendas.

Há muitos motivos pelos quais um produto ou serviço pode ser bem-sucedido. Seja por causa da qualidade, do preço ou de uma boa publicidade. Entretanto, há uma variante orgânica que você não deve ignorar para aumentar o reconhecimento on-line de seus produtos: o controverso SEO. Esse famoso acrônimo significa "Search Engine Optimisation" ou "Otimização de mecanismos de busca".

Vamos explicar em detalhes o que queremos dizer quando falamos sobre a implementação de estratégias de posicionamento orgânico. E faremos isso de forma que qualquer pessoa que esteja lendo este artigo possa aplicá-las. Mesmo aqueles que não entendem muito de marketing 😉.

O que é posicionamento orgânico no comércio eletrônico e para que ele serve?

É a atividade de posicionar suas páginas no Google, a fim de atrair mais visitantes. O objetivo é fazer com que seu produto ou página apareça na parte superior dos resultados do Google. Veja um exemplo.

Faça o exercício de pesquisar seu produto no Google para entender os resultados atuais do ecossistema em que você opera. Digamos que você venda camisas femininas:

Pesquisa do Google

O que faz uma estratégia de posicionamento funcionar ou não é a qualidade do conteúdo e a experiência que o usuário tem no site.

Dizemos "orgânico" porque o fato de alguém pesquisar algo e chegar ao seu comércio eletrônico sem clicar em nenhum anúncio ou patrocinador representa um caminho natural.

Quanto tempo o posicionamento orgânico leva para gerar vendas?

Inicialmente, pode levar alguns meses, mas se você realmente quiser criar uma estrutura valiosa, poderá ver os resultados dentro de 8 a 12 meses. No entanto, tudo depende da quantidade de tráfego que você deseja obter e do tipo de conversões ou resultados que deseja alcançar.

Por exemplo:

1. meta de vendas
2. Objetivo de capturar leads

Alguns princípios de posicionamento orgânico:

Intenção de pesquisa

Alguém que pesquisa um produto no qual está interessado e encontra você tem muito mais probabilidade de comprar do que alguém que é interrompido por um anúncio nas mídias sociais ou enquanto navega na Internet.

Chamamos isso de"intenção de pesquisa" e é definido como o que a pessoa quer quando pesquisa algo. Ela quer comprar? Ela quer aprender? Qual é a intenção de pesquisa dela?

Aqui estão as quatro intenções de pesquisa mais comuns:

  • Pesquisa informativa: quando você está procurando respostas gerais para perguntas, essa é uma consulta informativa. "Como conseguir mais visitantes para o meu site" ou "Ideias para fazer exercícios em casa".
  • Pesquisa de navegação: se você já tem uma ideia do que está procurando, mas precisa encontrar uma página da Web específica, essa é uma consulta de navegação, por exemplo, se você pesquisar "guia de perda de peso".
  • Consulta de pesquisa comercial: quando você está procurando comprar algo, essa é uma consulta comercialmente intencional, por exemplo, "Melhor smartphone de 2023" ou "Aplicativo de gravação de tela".
  • Pesquisa transacional ou de compra: quando você está pronto para comprar algo e quer saber o preço, essa é uma consulta transacional, em que a pessoa está procurando criar uma compra usando termos como "Preço dos halteres" ou "Onde comprar o celular mais barato".
Conteúdo valioso

Por exemplo, um blog, é realmente útil criá-lo e mantê-lo? Essa é uma boa pergunta, pois criar um blog nem sempre trará resultados imediatos. O que muitas vezes pode ser alcançado com essa técnica é a conquista de autoridade.

Palavras chave

Esses são os termos que as pessoas usam para pesquisar algo no Google. Por exemplo:"comprar tênis" é uma palavra-chave e contém aproximadamente 880 pesquisas mensais na Argentina. Podemos usar ferramentas como Ahrefs ou Semrush para analisar as palavras-chave mais pesquisadas e, assim, aprimorar nossa estratégia.

Auditoria técnica de SEO

Embora contenha a palavra "técnico", ele pode ser facilmente aplicado por alguém sem nenhum conhecimento. E a necessidade de uma auditoria de SEO vem do fato de que uma pequena alteração ou correção na estrutura de uma loja on-line pode melhorar e otimizar as classificações e, consequentemente, o tráfego.

Quer saber mais? Não perca a próxima edição do guia 😉.