O contexto
8 em cada 10 pessoas têm pelo menos um animal de estimação no Chile. Até agora, neste ano, há pet shops que aumentaram suas vendas em mais de 50% em relação ao ano passado. A maneira como vemos os animais de quatro patas mudou; eles não são mais animais de estimação, são parte da família.
As possibilidades no que diz respeito ao seu cuidado são cada vez maiores: Comida premium | Produtos de higiene e farmácia | Juguetes de todo tipo | Lanches e prêmios | Ropa e outros acessórios O custo de ter um mascote pode chegar a superar os US$ 100.000. Essa é uma grande oportunidade para as pessoas que trabalham nessa área. Por isso, Pawal, a terra dos animais de estimação, está tirando proveito dela.
Mas para falar sobre esse tópico, temos em primeira pessoa o gerente de comércio eletrônico e marketing digital da Pawal, Iván Cariaga Vergara.
A equipe de Iván está trabalhando com o Data4Sales há 7 meses e já está conseguindo mudanças significativas em sua estratégia.Batendopapo com Iván, conseguimos entender o que se destaca no uso de uma ferramenta de Customer Data & Predictive Marketing.
"Conseguimos entender melhor os diferentes públicos e seus comportamentos, a fim de direcionar nossas estratégias, atuando diretamente em canais como Meta, Google e, recentemente, WhatsApp".
O que você destaca sobre o uso desse tipo de ferramenta? Somos uma marca relativamente nova, viemos do mundo B2B e o principal foi entender o B2C. Embora existam pessoas por trás de ambos os setores, os comportamentos de compra são muito diferentes e a plataforma tem sido fundamental para esse entendimento.
Se eu tivesse que destacar o mais importante, seria a segmentação por públicos e status de comprador (pelo menos para nós), juntamente com o acompanhamento de nossa conta pela equipe do Data4Sales.
Tivemos um acompanhamento muito bom com Daiana Enrique; agora temos um histórico e entendemos nossos dados de uma maneira melhor. Marcamos reuniões a cada duas semanas com a equipe de Customer & Growth e isso tem sido muito benéfico para nós, pois nessas sessões estamos encontrando novas percepções de nossos clientes.
Quais ações foram tomadas?
Você recomendaria o Data4Sales? O trabalho e o suporte da equipe do Data4Sales foram incríveis durante esse tempo, somados às funcionalidades da plataforma, nos permitiram entender melhor os clientes e seus comportamentos, seja por públicos, segmentos ou status. Como mencionei em um ponto anterior, a realização dessas sessões a cada duas semanas foi realmente valiosa para nós, pois analisamos os resultados juntos, vendo novas estratégias a serem implementadas e como implementar essas estratégias na plataforma.
Coma Pawal, realizamos uma análise detalhada do comportamento de nossos clientes em cada evento.
Com base na experiência do Cyber June 2024, entramos em contato estrategicamente com clientes em diferentes status: reativamos clientes inativos, obtivemos recompra em compradores únicos e mantivemos ativos os clientes recorrentes. Além disso, conseguimos adquirir novos clientes entrando em contato com clientes potenciais, uma excelente conquista.
Essa segmentação nos permitiu adaptar a comunicação de acordo com o status de cada cliente e direcionar esforços para conversões específicas.
Como resultado, obtivemos excelentes números, destacando um ROAS de 41x ao nos reconectarmos com clientes anteriores do evento de junho e ROAS acima de 4 em outras campanhas, o que reforça a eficácia da estratégia de WhatsApp Marketing. Durante o evento, 60% dos pedidos vieram de clientes recorrentes, e seu tíquete médio aumentou 4% em comparação com o Cyber em junho. Por outro lado, 40% dos pedidos foram gerados por clientes de primeira viagem, refletindo um equilíbrio positivo entre a retenção de clientes fiéis e a aquisição de novos compradores.