Quando você entende quais clientes são mais valiosos, como eles compram e quando falar com eles, o WhatsApp deixa de ser apenas um canal... e se torna seu melhor vendedor.
Nós o usamos para falar com a família, os amigos... e, cada vez mais, com as marcas. Mas entrar no site não é uma coisa qualquer: se você fizer isso mal, o usuário o ignora ou o bloqueia completamente. Se você fizer direito, terá uma máquina de conversão em suas mãos.
Esse foi o desafio (e a conquista) da FORUS, uma conhecida marca de roupas voltada para o bem-estar e a vida ativa. Com a ajuda de seu diretor de canais digitais, Luciano Panetta, eles se propuseram a transformar o WhatsApp no canal perfeito para datas comerciais. O segredo? Não era enviar mais mensagens, mas enviar as mensagens certas . as certaspara as pessoas certas no momento certo.
Volume de negócios em relação ao ano anterior
Crescimento de clientes recorrentes
Atribuição pelo WhatsApp
Durante a Cyber Monday 2023, 73% dos pedidos foram de novos clientes (one-timers) e apenas 27% de clientes recorrentes.
Um desequilíbrio significativo, considerando que os clientes fiéis:
Com o Data4Sales, detectamos que os 5% dos clientes mais importantes (aqueles com o maior Lifetime Value) podem ser responsáveis por até 75% do faturamento.
Então a questão se tornou estratégica:
Como usar o WhatsApp para fazer com que esses clientes voltem e comprem mais de uma vez durante o evento?
É por isso que estamos trabalhando com a FORUS em três táticas principais, visando com precisão e com foco total no valor:
Mensagens direcionadas foram enviadas somente para aqueles que deixaram carrinhos e que tinham maior probabilidade de comprar. A personalização aumentou a taxa de conversão: mensagem simples e direta com uma oferta relevante.
Queríamos que o mesmo cliente comprasse duas vezes na CIBER. Para isso, enviamos ofertas complementares, dependendo do que eles já haviam comprado. Por exemplo: se comprassem calçados, recebiam ofertas de roupas. Nada genérico, tudo foi planejado para que eles sentissem que a mensagem era para eles.
A mesma oferta não foi enviada a todos. Usamos as informações disponíveis (tíquete médio, tipo de produto, local, método de pagamento) para criar descontos relevantes. Um WhatsApp não pode se parecer com um folheto: ele tem que soar como uma conversa real.
Em eventos como a CIBERLUNES, onde tudo acontece rapidamente, a versatilidade e a flexibilidade no processo do WhatsApp via Data4Sales é um benefício muito importante para a FORUS. Eu crio um modelo agora e em 10 minutos a mensagem com a oferta perfeita é enviada.