As campanhas para atrair novos clientes são caras. A Sally Beauty decidiu olhar para dentro, entender sua própria comunidade e concentrar sua estratégia naqueles que já a conheciam. O resultado: mais vendas, mais negócios repetidos e uma empresa mais lucrativa.
A Sally Beauty é uma das maiores redes de beleza do mundo, com mais de 5.000 lojas em 13 países. Na América do Sul, opera no Chile e no Peru, oferecendo produtos para cabelo, pele e unhas com marcas como L'Oréal, Olaplex, Schwarzkopf e Revlon.
Em datas importantes como a CYBER, todas as marcas competem por atenção. Mas não são apenas os descontos que fazem a diferença, é quem os recebe. A Sally Beauty decidiu que não queria depender apenas de novos clientes, por isso optou por criar fidelidade com aqueles que já a conheciam. E para fazer isso, primeiro ela teve que entendê-los.
Crescimento da receita
Pedidos recorrentes de clientes
Vendas recordes
A equipe achava que conhecia seus clientes, mas quando analisou os dados transacionais com o Data4Sales, surgiram surpresas. A pandemia havia trazido uma enxurrada de compradores... mas mais de 80% deles haviam comprado apenas uma vez. E pior: 86% da base estava inativa.
Eles enfrentaram uma grande questão:
Como podemos desenvolver os clientes que já temos em vez de continuar investindo apenas na atração de novos clientes?
A resposta estava nos dados. Saber com que frequência eles deveriam voltar para comprar, quais produtos escolhiam, quanto gastavam e em que hora do dia. Se 14% da base estava gerando toda a receita... o que aconteceria se o restante fosse ativado?
Eles conectaram sua loja VTEX ao Data4Sales e ativaram o Customer Lifecycle Machine. Isso lhes permitiu identificar quem estava ativo, inativo, na primeira ou segunda compra ou pronto para ser reativado.
Juntamente com Felipe e sua equipe, foram definidos três objetivos principais:
A campanha foi um sucesso retumbante:
Como a própria equipe diz:
"Não se tratava de não adquirir, mas de adquirir melhor. Mas, acima de tudo, era para parar de ignorar o potencial daqueles que já confiavam em nós".
"Com o entendimento correto dos dados, conhecemos e segmentamos nossos clientes. Quando se trata de datas comerciais, trabalhamos no desenvolvimento de compradores com base em seu comportamento cotidiano".