Retenção

O que é UTM?

UTM significa Urchin Tracking Module (módulo de rastreamento Urchin). Os UTMs são códigos de rastreamento adicionados aos URLs para rastrear o tráfego da Web gerado por diferentes fontes e campanhas de marketing. Esses códigos permitem identificar com precisão de onde vem o tráfego para o seu site e como os usuários estão interagindo com o seu conteúdo.

‍BENEFÍCIOS

1. rastreamento preciso do tráfego: os UTMs permitem identificar a origem exata de cada visita ao seu site, seja por e-mail, publicação em mídia social, publicação em blog etc.

2. medir a eficácia da campanha: com o UTM, você pode medir com precisão o desempenho de suas diferentes campanhas de marketing. Isso o ajuda a determinar quais estratégias estão gerando mais tráfego e conversões e a ajustar suas futuras campanhas de acordo.

3. Otimização do ROI: ao saber quais campanhas estão gerando mais tráfego e conversões, você pode alocar com mais eficiência seus recursos e orçamento de marketing para obter um melhor retorno sobre o investimento.

4. Personalização de conteúdo: com dados precisos sobre a origem do tráfego, você pode adaptar seu conteúdo e suas mensagens para atender às necessidades e aos interesses específicos de cada público, o que pode aumentar a relevância e a eficácia de suas campanhas.

Em resumo, ao usar UTM em suas campanhas de marketing, você pode melhorar significativamente sua capacidade de rastrear, medir e otimizar o desempenho de seus esforços de marketing.

CONFIGURAÇÃO DO UTM

A configuração de um UTM é um processo relativamente simples que envolve a adição de determinados parâmetros aos URLs de destino. Aqui estão as etapas básicas para configurá-lo:

1. identifique a ferramenta para criar UTMs: você pode usar várias ferramentas on-line para gerar seus UTMs automaticamente. O Google Analytics oferece uma ferramenta gratuita chamada "Campaign URL Builder", mas também há outras opções disponíveis no mercado.

2. selecione os parâmetros de UTM apropriados: os parâmetros de UTM que você pode adicionar aos URLs são os seguintes:

  •    utm_source: identifica a origem do tráfego, como um mecanismo de pesquisa, boletim informativo por e-mail, rede social etc.
  •    utm_medium: indica o meio da campanha, como e-mail, CPC (custo por clique), mídia social etc.
  •    utm_campaign: define o nome da campanha ou promoção.
  •    utm_term: Opcionalmente usado para identificar as palavras-chave usadas na campanha.
  •    utm_content: opcionalmente usado para distinguir diferentes versões do mesmo anúncio ou link.

3. Preencha os campos na ferramenta de criação de UTM: insira o URL de destino e preencha os campos correspondentes para cada parâmetro de UTM. Por exemplo, se você estiver promovendo um produto no Meta, poderá preencher "meta" no campo utm_source e "cpc" no campo utm_medium se for publicidade pay-per-click.

4) Gerar o URL com os parâmetros de UTM: depois de preencher os campos, a ferramenta gerará um novo URL incluindo os parâmetros de UTM que você especificou.

5. Use o URL gerado em suas campanhas: copie o URL gerado e use-o em suas campanhas de marketing. Isso garantirá que todas as visitas ao seu site a partir dessa campanha sejam rastreadas corretamente em sua ferramenta de análise da Web, como o Google Analytics.

6. Está em conformidade com os padrões de nomenclatura: consistência e legibilidade.

  • Use letras minúsculas para todos os valores (por exemplo, "utm_source=facebook" em vez de "utm_source=Facebook").
  • Use sublinhados (_) para separar palavras (por exemplo, "promocion_verano_2024" em vez de "promocion-verano-2024" ou "promocionVerano2024").
  • Evite caracteres especiais e espaços.

Lembre-se de ser consistente na maneira de configurar seus UTMs para manter seus dados organizados e facilmente compreensíveis em seus relatórios de análise da Web.

No Data4Sales, ao configurar uma ação de marketing, você pode inserir os UTMs de suas campanhas, mídias e fontes, para um rastreamento completo.